Évora | De 21.11.25 a 22.11.25

DELONGA NOITE - um ato de espera

Espetáculos | Teatro
  • Onde

    Sociedade Harmonia Eborense 

    Ver direções
  • Preço

    Vários passes ou bilhete por atividade 8€

  • Informações

    Malvada

A Malvada estreia e inaugura DELONGA NOITE – um ato de espera, no DESDOBRA-TE, festival da PédeXumbo. A performance-instalação site-specific é uma criação de Ana Luena, José Miguel Soares e Nuno Nolasco, com encenação e interpretação de Nuno Nolasco e fotografia e vídeo de José Miguel Soares. Envolve artistas de várias disciplinas, entre eles André Tecedeiro e Zé Peps, no diário de uma personagem coletiva – o Fotógrafo-jardineiro.
Este segundo andamento, dedicado à noite, acontece na proximidade do solstício de inverno, quando a escuridão se sobrepõe à luz do dia. A performance inaugura RASTO, uma instalação que poderá ser visitada no mesmo espaço, entre 25 de novembro e 21 de dezembro de 2025.

DELONGA NOITE
O segundo andamento decorre na fase decrescente da duração dos dias e resulta na apresentação da performance-instalação DELONGA NOITE, que assinala a chegada do inverno. As dinâmicas do movimento da luz — enquanto recurso artístico, narrativo, estético e conceptual — são um aspeto central desta criação. DELONGA NOITE marca o momento inverso de DELONGA DIA, assinalando o tempo de recolhimento e transição para um novo ciclo, em que o tempo da escuridão aumenta e se sobrepõe ao tempo da luz solar. Neste momento, a sombra ganha espessura, o silêncio dilata-se e o corpo procura novas formas de presença na penumbra e na luz artificial. A perceção volta-se para o interior, deixando que a noite revele a vertigem e o “abysmo” que a claridade oculta.
A performance-instalação resulta da apropriação e reconfiguração das inscrições dos diferentes artistas no diário, numa lógica colaborativa e interdisciplinar, de contaminação e estética relacional. A performance é simultaneamente a montagem e a criação, em tempo real, da instalação, cujo rasto permanece enquanto memória e esquecimento. As entradas e partilhas dos artistas aconteceram durante o Diário de DELONGA NOITE, entre 31 de agosto e 29 de outubro de 2025.

Sugestões de Agenda