-
Onde
CCB
Ver direções -
Preço
17,50€ a 35€ (consulte descontos)
- Informações
«A morte, à meia-noite, toca uma dança – zig e zig e zag – na sua rabeca», fazendo erguer dos túmulos esqueletos tilintantes numa celebração macabra; é o mote deste Concerto de Halloween repleto de histórias arrepiantes!
No poema sinfónico A bruxa do meio-dia, Antonín Dvořák (1841-1904) recria um mito eslavo, onde o destino trágico de uma criança desobediente ganha vida através dos timbres da orquestra. Segue-se a célebre Danse macabre, de Camille Saint-Saëns (1835-1921), numa primeira versão para voz que narra um baile macabro no cemitério, recriada a seguir apenas pela orquestra. De lá, descemos a uma tenebrosa caverna onde, na ópera Macbeth, Giuseppe Verdi (1813-1901) nos mostra bruxas em torno de um caldeirão, cozinhando feitiços ao som do coro «Tre volte miagola la gatta in fregola». No clímax deste concerto, o próprio diabo toma a palavra com Mefistófeles, no tango sombrio «Seid nüchtern und wachet», da Faust-Kantate de Alfred Schnittke (1934-1998).
Neste concerto, a morte, o sobrenatural e os mitos são fontes de inspiração para estilos diversos, ganhando som e cor através da voz solista, do coro e da orquestra sinfónica. Um concerto de sustos – sim –, mas também de enorme deleite e diversão musical.